Galeria São José

O Bem: “Edifício Irmãos Salomão”, mais conhecido por “Galeria São José”

O Edifício Irmãos Salomão foi construído em 1964, tendo a cidade, seu primeiro arranha-céu, totalizando quatorze pavimentos e sua base

ocupando todo o terreno.

Imagem5 com borda

Galeria São José – foto jornal Correio do Estado – 1974

Mais conhecido como Galeria São José, por ser um empreendimento misto, constituído por um conjunto de lojas comerciais no térreo, sendo quatro delas com acesso direto para a Rua 14 de Julho. Imediatamente acima do térreo, é composto por dois pavimentos abrigando um conjunto de salas comerciais e uma torre de 10 pavimentos, cada um com dois apartamentos.

O prédio foi edificado sobre a demolição do Cine Trianon, que teve sua construção realizada em 1932, e se constituiu num marco cultural na sociedade da época, que tinha o costume que soldados disparassem foguetes toda vez que uma boa película era exibida.

17 - Cine Trianon - folha da serra 26-8-1935_ Acervo Arca.

Cine Trianon – jornal Folha da Serra – 1935 – Acervo Arca

O edifício Galeria São José possui características da arquitetura modernista. A arquitetura moderna em Campo Grande (1952-1982) possui uma visível e clara alteração das linguagens aplicadas em seus edifícios, como a Escola Paulista, com manifestações brutalistas com uso do concreto aparente e janelas envidraçadas em diversos edifícios.

17 - Edifício Irmãos Salomão - Incorporadora Predial Matogrossense - folha da serra

Edifício Irmãos Salomão – Incorporadora Predial Matogrossense – Folha da Serra

Projeto e Execução – Anees Salim Saad e Gabriel Salim Saad

Anees Salim Saad nasceu em São Paulo em 6 de janeiro de 1930. Devido à crise financeira de 1929, seu pai, que era comerciante em São Paulo, veio para Campo Grande em 1932, pois havia parentes da família Saad. Com um resto de mercadoria, montou uma loja na Rua 14 de Julho, entre as ruas Maracaju e Cândido Mariano.

Imagem2 com borda

Anees Salim Saad – um dos arquitetos pioneiros de Campo Grande

Estudou o primário, o ginásio o segundo cientifico no Colégio Dom Bosco. Por gostar muito de matemática e de desenho, decidiu fazer o curso de Engenharia Civil em São Paulo, na Escola Politécnica, mesmo a família não podendo arcar com as despesas. Formou-se em 1954 e foi para Cuiabá trabalhar na Comissão de Estradas de Rodagens – CER.

Considerado um dos mais bem sucedidos engenheiros de sua geração, construiu e projetou o primeiro edifício de apartamentos em condomínio, o Barão do Rio Branco e o primeiro arranha-céu da cidade, o Edifício Galeria São José, além de uma infinidade de obras importantes na cidade.

17 - Edifício Irmãos Salomão - Galeria São José -14 de julho - 1995

Galeria São José – 1995

Ficha técnica: Rua Quatorze de Julho, 1944.

Ano de Construção: 1964.

Empreendedores: Irmãos Abdo Salomão e Miguel Salomão

Projeto e Execução – Anees Salim Saad e Gabriel Salim Saad

O que acontecia no mundo quando a Galeria São José foi construída

No ano de 1964, Nelson Mandela foi condenado à prisão perpétua por sabotagem, admitindo sua culpa; e por conspiração. Entretanto, negou sua participação em uma guerrilha que objetivava derrubar o governo da África do Sul. Mandela foi solto em 11 de fevereiro de 1990 e quatro anos depois, foi eleito presidente da África do Sul.

17 - Edifício Irmãos Salomão - Galeria São José -14 de julho - 1995 b

Galeria São José – 1995

Em 1964 o Brasil vive um Golpe de Estado definido por um conjunto de eventos ocorridos em 31 de março do referido ano e que culminou, no dia seguinte, no que ficou conhecido como o “Golpe de 1964”, que encerrou o governo do presidente, democraticamente eleito, João Goulart.

Em 14 de outubro de 1964, o pastor protestante e ativista político estadunidense Martin Luther King Jr recebe o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo.

No ano de 1964, Glauber Rocha lança seu filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, considerado um marco do cinema novo, estrelado por: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Othon Bastos e Maurício do Valle.

Pesquisadora: Rita de Cássia Galícia.

Coordenador de Pesquisa: Fernando Batiston.