Casa Glória

O Bem: “Casa Glória”

O edifício da antiga Casa Glória foi concebido em estilo Art Déco, já apresentando fortes características modernas, pelo engenheiro Amélio Baís, no ano de 1957, e edificado pelo construtor português Joaquim Cardoso a pedido da Sra. Melkin Altounian, comerciante, matriarca de uma tradicional família armênia e seu filho Arthur Altounian.

A edificação foi construída para acomodar no térreo sua loja de sapatos e, nos outros dois pavimentos superiores, apartamentos que foram ocupados pela própria família. O bem é legalmente protegido pelo Município de Campo Grande.

construção casas glória - 1956

Construção da Casa Glória – 1956

As obras foram iniciadas em 1955 e se estenderam por dois anos. Feita em concreto armado, todo o ferro utilizado na construção do edifício veio de São Paulo e, dos perfis metálicos que foram adquiridos para erguer a Casa Glória, aqueles que não foram utilizados foram cedidos aos salesianos para a construção de acréscimos do prédio do Colégio Dom Bosco.

construção Casa Glória - 1956

Construção da Casa Glória – 1956

Ficha técnica:

Rua 14 de Julho n° 2502 e n° 2508

Empreendedor: Arthur Altounian

Construtor: Joaquim Cardoso

Engenheiro: Amélio Baís

Foto Rosa Belallian - casa Glória_3

Foto: Rosa Belallian

Negócio de família

O empreendedor Arthur Altounian é filho dos armênios Kersan e Melkin, de uma família armênia riquíssima na Turquia. Em fuga de conflitos genocidas provocados pelos otomanos, seu pai enviou a esposa para a Grécia onde se encontraram algum tempo depois e nasceu Arthur.

Passado pouco mais de um ano, Arthur chegou ao Brasil com seus pais. De início, eles foram trabalhar em uma fazenda no interior de São Paulo, até chegarem à capital paulista.

Dona Melkin dedicou-se inicialmente à costura, e seu pai abriu uma pequena fábrica de sapatos e os vendia por atacado. Ao completar treze anos o pai de Arthur adoeceu, a família fechou a fábrica e veio para Campo Grande. O ano era 1952 e, inicialmente, a família garantiu seu sustento mascateando calçados na Rua Dom Aquino. Algum tempo depois montaram uma pequena loja de calçados na Rua 14 de Julho e ali nasceu a Casa Glória, uma das lojas mais tradicionais do comércio da cidade. Cinco anos passados, eles estavam inaugurando as novas e definitivas instalações da Casa Glória.

O nome “Casa Glória” foi dado por seu Kersan. A loja seguia a tradição dos armênios em vender calçados, entretanto, a família Altounian vendia também tudo o que dona Melkin enxergava que teria saída.

Arthur fez o curso de Contabilidade e depois formou-se em Direito. Conheceu Elisa Bernardi, uma italiana, que estava no Brasil em missão como enfermeira da Funai e, em 1976, tornou-se sua esposa. Tiveram dois filhos e moraram no apartamento acima da Casa Glória. Uma cirurgia obrigou-o a diminuir seu ritmo de trabalho e exigiu a tomada de uma decisão difícil, o fechamentos das portas da Casa Glória.

Foto Rosa Belallian - casa Glória_ (1)

Foto: Rosa Belallian

O que acontecia no mundo quando a Casa Glória foi construída

O ano de 1957 é marcado pelo início de grandes obras. Em Minas Gerais dá-se início a construção da Usina Hidrelétrica de Três Marias. Também é iniciada a construção de Brasília, no Planalto Central;

No mesmo ano era criada, por meio da lei federal n° 3.115/57, a Rede Ferroviária Federal – RFFSA, uma empresa pública de transporte ferroviário, responsável pela operação de 19 ferrovias brasileiras unificadas, que cobria boa parte do território brasileiro. A RFFSA existiu por 50 anos e 76 dias, sendo oficialmente extinta por força da MP nº 353, de 22 de janeiro de 2007, convertida na Lei Federal n° 11.483, de 31 de maio de 2007;

Em Julho de 1957, aos 16 anos de idade, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, estreava na Seleção Brasileira de Futebol marcando um dos gols da partida da Copa Rocca contra a Argentina, no Maracanã. No mesmo estádio, em 1971, Pelé escreveria o último capítulo de sua gloriosa carreira com a camisa da Seleção Brasileira;

Em 6 de julho de 1957 os jovens John Lennon e Paul McCartney se encontraram pela primeira vez em Liverpool, Inglaterra. Foi o ponto inicial para a formação da banda “The Beatles”, no ano de 1960. O fenômeno musical se tornou o grupo que mais vendeu na história da música. Segundo a gravadora EMI, em estimativa de 2001, mais de um bilhão de discos;

Em 30 de dezembro de 1957, o Conselho Nacional de Telecomunicações publica decreto concedendo o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda.