“Antigo sobrado dos Irmãos Calarge”

O Bem: “Antigo sobrado dos Irmãos Calarge”

O edifício foi construído em 1912 pelo uberabense José Alves Mendonça que falece no ano seguinte. Em 1923, o prédio, que até então abrigava as instalações da Casa Caldeira, é adquirido pelos irmãos Calarge, onde inauguram a Casa Calarge com a venda, dentre os demais produtos, de óleos combustíveis e lubrificantes, se tornando os representantes dos produtos da marca Texaco (empresa Multinacional que atuou no ramo de comércio de óleos, combustíveis e lubrificantes em território nacional de 1915 a 2008 quando encerrou suas operações no país e vendendo seus 1950 postos de combustíveis à Ipiranga).

O sobrado foi remodelado e ampliado em 1927, nessa reforma, a ele foi anexado outro prédio, térreo, localizado no lote vizinho, onde funcionara a Confeitaria Delícia de D. Paco, na Rua 14 de Julho.

No ano de 1932, quando o sul de Mato Grosso, movido por uma ânsia de se tornar um estado federativo autônomo, uniu-se aos paulistas na Revolução Constitucionalista, a Casa Calarge tornou-se local de reuniões de políticos e militares, uma espécie de centro de conspiração e espionagem.

Em 1940, Felipe Calarge e seus irmãos contratam o arquiteto Frederico Urlass para desenvolver um projeto de reforma que acrescentasse um salão aos fundos do prédio e, na ocasião, foi elaborada uma reforma geral do prédio. A execução da obra ficou a cargo do construtor Manoel Fernandes.

No ano 1960, foi requerido o aumento do prédio localizado na Rua 14 de Julho, esquina com Avenida Afonso Pena. Tal projeto de acréscimo teve como responsável por sua execução, o Engenheiro Anees Salim Saad.

Os empreendedores “Irmãos Calarge”: Spipe Calarge, Felipe Calarge, Elias Calarge e Francisco Calarge

Spipe Calarge nasceu em Kfarchima, no Líbano, no ano de 1893. Chegou a Corumbá por volta de 1911, acompanhado de seus irmãos: Felipe, Elias e Francisco Calarge, e juntos estabeleceram um pequeno comércio no Porto Geral. Chegaram a Campo Grande no ano de 1914 a cavalo e montaram uma pequena loja de armarinhos no Bairro do Cascudo.

15 - Antigo sobrado dos Irmãos Calarge -album Gráfico de Campo Grande 1939. pág.129

Em 1923, eles adquiriram uma loja chamada Casa Caldeira. A loja funcionava em um prédio assobradado que havia sido construído em 1912 por José Alves Mendonça e foi neste local, na esquina da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena, que os quatro irmãos inauguraram a Casa Calarge e se tornaram os representantes dos produtos Texaco para todo o sul de Mato Grosso. O sobrado foi remodelado em 1927.

Em 1924, Spipe regressou ao Líbano e casou-se com Penélope Abdenur, sua companheira com quem teve filhos. Era fanático por corrida de cavalos. Frequentava as canchas retas da Bandeirante e da Vila Alba e mais tarde, do Jóquei Clube, onde chegou inclusive a ter cavalos inscritos.

Ao longo da vida, Spipe Calarge acabou por abrir outros estabelecimentos comerciais, inclusive diversificando o ramo de produtos com que trabalhava.  Dentre essas lojas estava a “Casa Central”. Após a morte de Spipe Calarge no ano de 1948, seu filho Gabriel Calarge, mudou de nome, repaginou e transformou-a na “Gaburas”, uma loja especializada em artigos masculinos, muito tradicional e de prestígio no centro de Campo Grande, inclusive com filial em um Shopping Center.

Elias Calarge era comerciante de importância na cidade e foi também sócio do Rotary Club. Casado com a americana B. Berenice, uma senhora culta e sensível, virtuosa ao piano. Elias pertencia à roda do joguinho de “cook can play”, do Rádio Clube, quando profissionais liberais e comerciantes ali se reuniam no final do expediente. Mais tarde, com problemas cardíacos, mudou-se para Santos, deixando aqui os filhos.

15 - Antigo sobrado dos Irmãos Calarge - Casa Bom Gosto - R. 14 de Julho - folha da serra 26-8-1935.

Ficha técnica:

Rua 14 de Julho n° 1909 – esquina com a Avenida Afonso Pena.

Ano de Construção: 1912.

Empreendedor: José Alves Mendonça.

Anos de Reforma: 1927, 1940 e 1960.

Empreendedores Irmãos Calarge: Spipe Calarge, Felipe Calarge, Elias Calarge e Francisco Calarge.

Projeto: Firmo R. Dutra.

Execução: Construtor Prático Alexandre Tognini.

O que acontecia no mundo quando o sobrado dos Irmãos Calarge foi construído:

Antes de 1912, ninguém sabia o que eram as vitaminas, até a descoberta do bioquímico polonês Casimir Funk, nascido em Varsóvia e naturalizado americano, que fez a descoberta de que para a prevenção de algumas doenças, era necessária a presença de quatro substâncias: B1, B2, C e D, e a elas atribuiu o denominação de vitamina. Isso acabou rendendo-lhe um Prêmio Nobel de Medicina no ano de 1929

Às 23 horas e 40 minutos do dia 14 de abril de 1912, o transatlântico Titanic colide com um iceberg no Atlântico Norte. Tal fato originou um dos naufrágios mais conhecidos da história. O Titanic foi projetado para ser o navio mais luxuoso e seguro de sua época; entretanto, a embarcação afundou em sua viagem inaugural que partiu de Southampton – Reino Unido, com destino à Nova Iorque – EUA. O naufrágio contabilizou a morte de mais de 1500 pessoas.

Em outubro de 1912 é publicado na revista “All-Story Magazine” o clássico da literatura “Tarzan dos Macacos”, escrito por Edgar Rice Burroughs. O personagem tornou-se tão popular que virou filme em 1918, dirigido por Scott Sidney e protagonizado por Elmo Lincoln. Burroughs continuou a escrever a série até a década de 1940. No total, foram lançadas vinte e quatro obras, sendo duas delas póstumas.

Em 27 de outubro de 1912, na Cidade do Rio de Janeiro, acontecia a viagem inaugural do Bondinho do Pão de Açúcar, que ao longo dos anos se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade. A atração foi idealizada e construída pela “Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar”, conforme o projeto concebido pelo engenheiro civil Augusto Ferreira Ramos. Atualmente, o Bondinho mantém uma média de visitação de 2.500 visitantes ao dia e mais de 40 milhões de passageiros já circularam no bondinho.

Em 10 de agosto de 1912 nascia na cidade de Itabuna, Estado da Bahia, Jorge Amado, jornalista, político e um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Jorge Amado é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Concebeu grandes sucessos como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres”, “Tieta do Agreste”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Tereza Batista Cansada de Guerra” e “Capitães da Areia”.

Em 13 de dezembro de 1912, numa pequena casa de taipa, na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, em Exu, Estado do Pernambuco, nasce Luiz Gonzaga, que mais tarde seria popularmente aclamado “o Rei do Baião”. Luiz Gonzaga difundiu para o Brasil a cultura musical nordestina e em suas músicas descrevia as dificuldades da vida do nordestino. Compôs e cantou grandes sucessos da música popular brasileira, tais como “Asa Branca” (1947), “Assum Preto” (1950) e “Xote das Meninas” (1953).

Pesquisador: Valdelir Alves.

Coordenador de Pesquisa: Fernando Batiston.

Galeria