“Antiga Agência do Instituto Nacional de Previdência Social”

O Bem: “Antiga Agência do Instituto Nacional de Previdência Social” – atual “Sede da Superintendência Regional do INSS”

O Edifício foi concebido em uma planta sob a forma de “L” e, ao fundo do lote, foi previsto um pátio com o espaço restante do lote. O prédio conta com um auditório e seus ambientes internos foram distribuídos ao longo dos seis pavimentos do edifício.

Nas fachadas, nota-se claramente o predomínio do envidraçado sobre sua estrutura em concreto armado e as vedações em alvenaria. Sua fachada principal, bem como seu acesso nobre, encontra-se voltada para a Rua 26 de Agosto. Sobre o edifício em questão, o professor e pesquisador Ângelo Marcos Vieira de Arruda defende que: “A tipologia do projeto e a forma de ocupação do edifício, apesar de normal em outros lugares, é pouco encontrada em Campo Grande, oferecendo um caráter único na paisagem central da cidade”.

1 - sede INSS - diario da serra -19-10- 1975_1

Sede INSS – Diário da Serra, em 19/10/1975

Analisando seu estilo arquitetônico podemos notar que suas fachadas são livres de elementos decorativos, seus pilares convertem uma parte da área do térreo em área livre, produzindo inclusive internamente, espaços generosos, amplos e livres, e, por fim, observamos ainda a predominância do envidraçamento, o sequenciado de suas janelas, que se denomina “janelas em fita”, e concluímos que tais características nos remetem ao estilo arquitetônico moderno, do qual esta edificação se faz representante.

1 - Sede da Superint. - Anees salim saad - pioneiros da arquitetura - arruda A m v

Anees Salim Saad – pioneiro da arquitetura

O Construtor: Anees Salim Saad

Anees Salim Saad nasceu em São Paulo em 6 de janeiro de 1930. Devido à crise financeira de 1929, seu pai, que era comerciante em São Paulo, veio para Campo Grande em 1932, onde havia parentes da família Saad. Com um pouco de mercadoria trazida na mudança, montou uma loja na Rua 14 de Julho, entre as Ruas Maracaju e Cândido Mariano.

Estudou o primário, o ginásio o segundo cientifico no Colégio Dom Bosco. Dada a sua facilidade com as exatas, principalmente a matemática, decidiu cursar engenharia civil. Foi então para São Paulo e matriculou-se na Escola Politécnica, mesmo com as dificuldades da família em arcar com as despesas. Formou-se em 1954 e nos três ou quatro meses seguintes trabalhou na Comissão de Estradas de Rodagens – CER, na cidade de Cuiabá, então capital do Estado de Mato Grosso uno.

Considerado um dos mais bem sucedidos engenheiros de sua geração, construiu e projetou o primeiro edifício de apartamentos em condomínio, o Barão do Rio Branco e o primeiro arranha-céu da cidade, o Edifício Galeria São José, além de uma infinidade de obras importantes. Foi proprietário da “Engenharia A S Saad Planejamentos e Construções”[JA1]

O Projeto: Arquiteto Carlos Henrique de Oliveira Porto

Nascido em 29 de agosto de 1942, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1940, Carlos Porto projetou o Grande Hotel na cidade de Cuiabá, uma das obras oficiais que vieram junto à política de modernização do Estado Novo do então Presidente Getúlio Vargas. O prédio projetado em estilo Art Déco, constituiu-se num importante ícone da historiografia de Mato Grosso e do Brasil, uma referência material importante, expressiva e acadêmica.

Porto foi também autor do projeto da Escola Industrial do Rio de Janeiro, em 1942, publicado no livro Brazil Builds, editado pelo MOMA Nova York, em 1943. Sua arquitetura revela uma tendência ao estilo moderno, mais especificamente pela escola carioca. Foi premiado pelo Projeto para a construção da Biblioteca Popular Municipal Euclides da Cunha, localizado em Ilha do Governador no ano de 1965.

Sua obra mais importante foi concebida em parceria com Geraldo Lopes, Gilson Santos & J. R. Ferreira Gomes, estes foram os responsáveis pelo projeto do Antigo Estádio João Havelange e da Arena Multiuso Olímpica, ambos construídos para as competições dos Jogos Pan-americanos de 2007 no Rio de Janeiro. O Estádio foi renomeado alguns anos depois, passando a chamar-se Estádio Nilton Santos, embora popularmente seja conhecido por “Engenhão”, por estar localizado no Bairro do Engenho de Dentro, bairro da zona norte, da cidade do Rio de Janeiro.

1 - sede do INSS - diario da serra - 6-12-1975

Sede do INSS – Diário da Serra, em 6/12/1975

Ficha técnica:

Rua 26 de Agosto n° 347, esquina com a Rua 14 de Julho.

Ano de Construção: 1975.

Empreendedores: União Federativa do Brasil.

Projeto: Arquiteto Carlos Henrique de Oliveira Porto.

Execução: Engenheiro Anees Salim Saad.

O que acontecia no mundo quando o prédio do INPS foi construído:

Um intenso movimento de independência percorria o mundo, mais intensamente no continente africano. Ao longo do ano de 1975 se tornaram independentes os seguintes países: Moçambique, Cabo Verde, Comores, São Tomé e Príncipe, Angola, Timor Leste, todos na África, Papua – Nova Guiné, na Oceania e Suriname, na América do Sul.

30 de abril de 1975, chega ao fim a Guerra do Vietnã após quatorze anos de um conflito sangrento, deixando o Vietnã arrasado, muito embora tenha alcançado a vitória no enfrentamento em defesa do regime comunista do norte.

Em 4 de abril  de 1975, os jovens Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft.  A empresa dominou o mercado de sistemas operacionais de computadores, criou a Microsoft Windows e é considerada a terceira empresa “startup” de maior sucesso de todos os tempos.

Em 1975 foi lançado o ALTAIR 8800, o primeiro computador doméstico posto à venda no mercado. Ele foi comercializado por meio da revista norte-americana  “Popular Electronics”. Estrategicamente, seus desenvolvedores previam vender apenas algumas centenas de unidades, entretanto se surpreenderam quando as vendas atingiram 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Hoje o ALTAIR 8800 é reconhecido como a fagulha que levou à revolução dos computadores pessoais nos anos seguintes.

No ano de 1975, Clara Nunes se torna a primeira cantora a vender 500 mil cópias no mercado fonográfico brasileiro com o long play “Claridade”, lançando a música “O Mar Serenou”. Tal feito nunca havia sido realizado antes por uma mulher.

Em 31 de outubro de 1975 a banda Queen lança o single “Bohemian Rhapsody”, considerada uma das melhores músicas de todos os tempos, ficando várias semanas em primeiro lugar no Reino Unido. A música seria integrante do álbum “A Night at the Opera”, lançado em novembro do mesmo ano.

Pesquisador : Valdelir Alves.

Coordenador de Pesquisa: Fernando Batiston

Galeria